SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Innovaciones tecnológicas de educación. Innovaciones tipo universidad inteligenteCartografía para investigar los currículos y las infancias disidentes: un ejercicio experimental de invención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

DUNMADE, Aderinola Ololade; ADEYINKA, Tella; ARAMIDE, Femi Kunle  y  ADEWOJO, Akinade Adebowale. Usando o WhatsApp como meio de instrução de pós-graduação em uma universidade particular na Nigéria: consequências da pandemia de Covid-19. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65848.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65848.

A pandemia de Covid-19 resultou em um bloqueio global e na cessação de todas as atividades acadêmicas no local. O ensino superior na Nigéria não estava isento, pois era necessária uma mudança de paradigma para que os funcionários da universidade explorassem métodos de ensino não convencionais para evitar que os alunos perdessem tempo e os mantivessem intelectualmente engajados. Durante a pandemia, nossa pesquisa examina como uma instituição privada em Ede, Osun State, Nigéria, utilizou a plataforma de rede social WhatsApp para seminários de alunos de doutorado. O estudo obteve dados de dez estudantes de doutorado do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Adeleke University por meio de entrevistas online. Foram destacadas as dificuldades enfrentadas pelos alunos e os benefícios da utilização das TIC. Devido à constante insegurança e má rede rodoviária na Nigéria, bem como ao risco de viagens de longa distância, especialmente para estudantes de pós-graduação que nem sempre residem no campus, recomendamos o uso continuado de plataformas de E-learning em Instituições de Ensino Superior como uma solução para reduzir os custos de transporte.

Palabras clave : Covid-19; ciberética; Instituições de Ensino Superior (IES); aprendizagem online; instrução de pós-graduação; whatsapp.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )