SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Cartografia para pesquisar currículos e infâncias em dissidências: um exercício experimental de invençãoEntre o azul e o sol, as narrativas cristalinas e fabulatórias nos processos de pesquisa: do si às multiplicidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Danilo Araujo de  e  SALES, Shirlei. Ferramentas pós-críticas educacionais e curriculares para pesquisar e analisar vídeos. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65751.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65751.

Neste artigo, partimos dos percursos de uma tese de Doutorado que explorou o funcionamento de um currículo no ciberespaço mobilizando ferramentas metodológicas com elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana, desde uma perspectiva pós-crítica. Aqui o nosso foco será descrever como, ao mobilizar essas ferramentas, analisamos um conjunto de vídeos divulgados no currículo investigado. Essa ação compõe o esforço metodológico para consolidação de um campo epistemológico de como operar ao analisar o funcionamento de um currículo cultural não-escolar. O que sistematizamos aqui não se constitui prescrição para repetição de uma fórmula, mas busca funcionar como inspiração e contribuição na construção de metodologias de experimentação e invenção curriculares.

Palavras-chave : vídeos; netnografia; discurso; currículo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )