SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Post-critical educational and curriculum tools for researching and analyzing vídeosArchival research and the problematizing gesture in Foucault author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli da  and  DELBONI, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera. Entre o azul e o sol, as narrativas cristalinas e fabulatórias nos processos de pesquisa: do si às multiplicidades. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e66386.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.66386.

RESUMO. Enfoca, este artigo, a escrita de si (Foucault, 1992) em sua relação com a análise de implicação (Lourau, 2004) com o outro, em uma perspectiva de pesquisa narrativa que visa a superação do regime orgânico, sensório-motor, em direção a narrativas cristalinas e fabulatórias. Apresenta exemplos de diários de campo ilustrativos de escritas de si para chegar ao encontro dos outros em universos interconectados, ou seja, escritas de si potencializando análises no plano coletivo da pesquisa. Argumenta que os signos da arte, como via de acesso a movimento do pensamento até então desconhecidos, auxiliam pesquisadores e pesquisados implicados a desenvolver narrativas cristalinas-fabulatórias e compartilhar experiências. Conclui apontando que, se a cultura e a arte exercem seus sentidos quando criam, que seja então um encontro com a pesquisa sem corpo-ensinante, um encontro de trocas e de aprendizagens, uma pesquisa como um grande e afirmativo pensar-agir-criar coletivo na escola pública.

Keywords : escrita de si; análise de implicação; narrativas cristalinas; fabulação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )