SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Mounting a starry sky: methodological posibilities with images in education researchThe reception of Deleuze and Deleuze-Guattari's thought in brazilian educational research: early decades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

TOJA, Noale; MACHADO, Marcelo  and  ALVES, Nilda. Pesquisas com os cotidianos. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65773.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65773.

A corrente de pesquisa que foi nomeada como ‘pesquisas nos/dos/com os cotidianos’ começou a ser articulada, no Brasil, há trinta anos. O artigo comenta o que foi este começo e a preocupação com a organização metodológica que se teve já que estava sendo criado algo novo no país. Conta-se aqui, uma história possível desse início. Indica as bases teóricas iniciais que foram trazidas de Certeau e Deleuze, embora, em seguida, múltiplos grupos foram se organizando, em diversas universidades brasileiras, em torno de temáticas diversas e contando com a inclusão de outros autores europeus e latino-americanos, tais como: Maturana, Lefebvre, Mafesoli, Boaventura de Sousa Santos entre muitos. Indica-se, por fim, as questões epistemológico-teórico-metodológicas mais recentes dos grupos. Lembramos, então: os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos; as inúmeras redes educativas que formamos e nas quais nos formamos; a importância dos intercessores para a formação do pensamento; a virtualidade na formação dos possíveis acontecimentos curriculares; uma compreensão diversa para a ideia de repetição, como ‘espaçotempo’ de mudanças; as conversas como lócus central dos processos de pesquisa; a necessidade das relações com as artes para as pesquisas dessa corrente o que nos leva à compreensão da presença de todos os sentidos em nossos cotidianos, ações e pensamentos; a compreensão de que os atos pedagógicos trazem sempre à cena dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas.

Keywords : cotidianos; movimentos de pesquisa; redes educativas; acontecimentos curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )