SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Pesquisas com os cotidianosIntegrando perspectivas pós-coloniais no Modelo de Riqueza Cultural Comunitária: um quadro qualitativo para a pesquisa educacional em migração Sul-Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. A recepção do pensamento de Deleuze, Guattari e Deleuze-Guattari na pesquisa educacional brasileira: décadas iniciais. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65423.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.65423.

O artigo em questão almeja apresentar um breve panorama dos movimentos de difusão e apropriação do pensamento de Gilles Deleuze (1925-1995) no campo das pesquisas em Educação, levando em consideração tanto sua obra individual quanto aquela escrita em parceria com Félix Guattari (1930-1992), contextualizando os distintos momentos do processo de recepção do pensamento desses autores e considerando unicamente as suas décadas iniciais (1980-2000). Para tanto, procedemos com a análise de um extenso arquivo bibliográfico compilado ao longo de nossa pesquisa de mestrado e doutorado, levando em consideração o início da recepção desses autores na década de 1980, integrando o grupo de teóricos ‘pós’ - pós-crítico, pós-estruturalista ou pós-modernos -, até a autonomização das pesquisas deleuzianas e/ou deleuzo-guattarianas na década de 2000, quando do surgimento de uma preocupação com questões de cunho metodológico no interior desses estudos. Defendemos não ser possível compreender o modo como se deu a recepção do pensamento deleuziano, guattariano e deleuzo-guattariano no campo educacional sem levarmos em consideração certos contextos maiores, como aquele instaurado com a crise do paradigma crítico na década de 1980, e entendemos que as pesquisas em educação que se filiam ao diapasão teórico da ‘Filosofia da diferença’ adquirem proeminência e autonomia apenas quando se recusam a combater o paradigma crítico e passam a construir ferramentas metodológicas próprias.

Palavras-chave : Gilles Deleuze; Félix Guattari; filosofia da educação; método científico; difusão científica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )