SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The reception of Deleuze and Deleuze-Guattari's thought in brazilian educational research: early decadesDiscourse theory and the production of knowledge in democratic school management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PEREZ-TRONCOSO, Manuel  and  JOHNSON-MARDONES, Daniel. Integrando perspectivas pós-coloniais no Modelo de Riqueza Cultural Comunitária: um quadro qualitativo para a pesquisa educacional em migração Sul-SulIntegrating postcolonial perspectives in the Community Cultural Wealth Model: a qualitative framework for educational research in South-South migration. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65811.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65811.

Hoje em dia, é comumente reconhecido que os pesquisadores educacionais são desafiados a abordar os caminhos cumulativamente entrelaçados em que as teorias críticas devem se tornar complementares e responsivas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa complexos (por exemplo, Teoria Racial Crítica). As teorias pós-coloniais, nesse sentido, há muito enriquecem uma criticidade comprometida com a desconstrução dos modos ocidentais de conhecer, deslocando as noções dominantes de ciência, modernidade e identidade; ainda assim, parece necessário iniciar uma discussão sobre como seria possível realizar pesquisas com uma perspectiva pós-colonial sobre os atuais cenários de formação identitária fortemente marcados por novos caminhos de mobilidade social no Sul Global. Este artigo se concentra em duas contribuições ao pensamento pós-colonial: 1) multiplicidade, 2) e análise de estudos concretos. Nele, os autores procuram compartilhar sua experiência projetando um quadro qualitativo complementar sustentado por esses termos que servem para traduzir e contextualizar o modelo de riqueza cultural comunitária (Yosso, 2005) aplicado ao desenvolvimento de pesquisas em educação global sobre estudantes imigrantes e suas emergentes caminhos em caminhos relativamente novos de mobilidade social na América do Sul. Ao extrair lições aprendidas com a pesquisa em andamento construída sobre os testemunhos de estudantes latino-americanos e suas mães na região norte do Chile, os autores compartilham estratégias analíticas que empregam perspectivas pós-coloniais para complementar a análise de conteúdo e narrativa normalmente empregada em métodos educacionais etnográficos. Por fim, este artigo contribui para a discussão em curso sobre fraturas, expansões e aberturas nas investigações educacionais pós-críticas quanto aos aspectos metodológicos; o pensamento pós-colonial contribui para a reinvenção de novas formas de pensar a diversidade cultural na educação.

Keywords : community cultural wealth; south-south migration; multiplicity, concrete studies.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )