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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PEREZ-TRONCOSO, Manuel  y  JOHNSON-MARDONES, Daniel. Integrando perspectivas pós-coloniais no Modelo de Riqueza Cultural Comunitária: um quadro qualitativo para a pesquisa educacional em migração Sul-SulIntegrating postcolonial perspectives in the Community Cultural Wealth Model: a qualitative framework for educational research in South-South migration. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65811.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65811.

Hoje em dia, é comumente reconhecido que os pesquisadores educacionais são desafiados a abordar os caminhos cumulativamente entrelaçados em que as teorias críticas devem se tornar complementares e responsivas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa complexos (por exemplo, Teoria Racial Crítica). As teorias pós-coloniais, nesse sentido, há muito enriquecem uma criticidade comprometida com a desconstrução dos modos ocidentais de conhecer, deslocando as noções dominantes de ciência, modernidade e identidade; ainda assim, parece necessário iniciar uma discussão sobre como seria possível realizar pesquisas com uma perspectiva pós-colonial sobre os atuais cenários de formação identitária fortemente marcados por novos caminhos de mobilidade social no Sul Global. Este artigo se concentra em duas contribuições ao pensamento pós-colonial: 1) multiplicidade, 2) e análise de estudos concretos. Nele, os autores procuram compartilhar sua experiência projetando um quadro qualitativo complementar sustentado por esses termos que servem para traduzir e contextualizar o modelo de riqueza cultural comunitária (Yosso, 2005) aplicado ao desenvolvimento de pesquisas em educação global sobre estudantes imigrantes e suas emergentes caminhos em caminhos relativamente novos de mobilidade social na América do Sul. Ao extrair lições aprendidas com a pesquisa em andamento construída sobre os testemunhos de estudantes latino-americanos e suas mães na região norte do Chile, os autores compartilham estratégias analíticas que empregam perspectivas pós-coloniais para complementar a análise de conteúdo e narrativa normalmente empregada em métodos educacionais etnográficos. Por fim, este artigo contribui para a discussão em curso sobre fraturas, expansões e aberturas nas investigações educacionais pós-críticas quanto aos aspectos metodológicos; o pensamento pós-colonial contribui para a reinvenção de novas formas de pensar a diversidade cultural na educação.

Palabras clave : community cultural wealth; south-south migration; multiplicity, concrete studies.

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