SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Integrando perspectivas pós-coloniais no Modelo de Riqueza Cultural Comunitária: um quadro qualitativo para a pesquisa educacional em migração Sul-SulCyber-ludic pedagogies: towards a post-critical methodology of video games as cultural sites author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ABDIAN, Graziela Zambão et al. Teoria do discurso e a produção do conhecimento em gestão escolar democrática. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65509.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65509.

Nosso objetivo é analisar como a Teoria do Discurso pode se constituir potente referencial teórico-metodológico para os pesquisadores em gestão escolar democrática que têm a escola como campo empírico. Para isso, expomos o contexto histórico das pesquisas em administração/gestão educacional e a construção das pesquisas que focalizam a escola, identificando os elementos que indicam um modo predominante nessa subárea da Educação; explicitamos o embasamento epistemológico da Teoria do Discurso, o qual pode fazer operar novas ferramentas analíticas; identificamos e analisamos publicações dessa subárea que trabalham com a Teoria do Discurso e finalizamos abordando suas contribuições para o estabelecimento de novas relações entre o pesquisador e a escola, de sorte a possibilitar avanço do conhecimento.

Keywords : pós-estruturalismo; teoria do discurso; gestão escolar; democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )