SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Integrando perspectivas poscoloniales en el Modelo de Riqueza Cultural Comunitaria: un marco cualitativo para la investigación educativa en contextos de migración Sur-SurPedagogías ciberlúdicas: hacia una metodología poscrítica de los videojuegos como sitios culturales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ABDIAN, Graziela Zambão et al. Teoria do discurso e a produção do conhecimento em gestão escolar democrática. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65509.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65509.

Nosso objetivo é analisar como a Teoria do Discurso pode se constituir potente referencial teórico-metodológico para os pesquisadores em gestão escolar democrática que têm a escola como campo empírico. Para isso, expomos o contexto histórico das pesquisas em administração/gestão educacional e a construção das pesquisas que focalizam a escola, identificando os elementos que indicam um modo predominante nessa subárea da Educação; explicitamos o embasamento epistemológico da Teoria do Discurso, o qual pode fazer operar novas ferramentas analíticas; identificamos e analisamos publicações dessa subárea que trabalham com a Teoria do Discurso e finalizamos abordando suas contribuições para o estabelecimento de novas relações entre o pesquisador e a escola, de sorte a possibilitar avanço do conhecimento.

Palabras clave : pós-estruturalismo; teoria do discurso; gestão escolar; democracia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )