SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Discourse theory and the production of knowledge in democratic school managementThe App Amplia Mente as a digital resource enabling the development of mathematical concepts in students with intellectual disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

KOURKOULOU, Dora  and  BETTIVIA, Rhiannon. Pedagogias Ciberlúdicas: em direção a uma metodologia pós-crítica de videogames como locais culturais. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65840.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65840.

Neste artigo, exploramos as contradições nos movimentos desiguais de engajamento dos videogames no aprendizado e o emprego afetivo do jogo como um mecanismo estratégico para garantir a conformidade institucional e cívica. Para esse fim, estamos rastreando as conexões entre paradigmas positivistas e avaliativos na pesquisa de Aprendizado Baseado em Jogos Digitais (ABJD), com o argumento de que uma avaliação linear da transmissão de conhecimento não envolve adequadamente a complexidade dos mundos virtuais e os processos de aprendizado que mobilizam. Como resposta, propomos uma estrutura pedagógica ciberlúdica que incorpora as práticas de produção e desempenho de conhecimento dos jogadores no contexto social mais amplo em que estão inseridos, reconhecendo sua hibridização como experiências digitais e físicas. Aplicamos esta estrutura a uma leitura de estudo de caso de uma entrada de vlog realizada como um guia humorístico para o distanciamento social no início da pandemia de COVID-19. Nossa leitura reconhece a operacionalização dos modos de comunicação de conhecimento como tropos, ao mesmo tempo em que enfatiza projetos discretos de conscientização de marca, formação de identidade e reivindicações ao espaço digital. Nossa análise do desempenho do vlog do que chamamos de ‘tecnodeviança’ serve para desexoticizar o desviante na pesquisa educacional; problematizar a suposição de transmissão e representação unidirecional de conhecimento; e centrar o valor pedagógico de dados de jogos e jogadas que são encontrados em textos da cultura popular e em conteúdo gerado pelo usuário.

Keywords : pedagogias ciber-lúdicas; metodologias pós-críticas; videogames; aprendizagem baseada em jogos digitais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )