SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45O App Amplia Mente como recurso digital de apoio à formação de conceitos matemáticos em estudantes com deficiência intelectualConcepções de docência de professores de Ciências Agrárias atuantes em universidades comunitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do  e  BRITO, Antonia Janieiry Ribeiro da Silva. O ensino de ciências e a abordagem da mobile collaborative learning: diferentes contextos educacionais. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60665.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60665.

O estudo descrito no artigo tem como objetivo compreender como os dispositivos móveis podem auxiliar a prática docente, durante a realização de um projeto pedagógico na e além da sala de aula. A pesquisa tratou de como as tecnologias móveis auxiliam as aulas de Ciências, articulando conteúdo curricular e situações reais vividas na comunidade. Optou-se por uma abordagem qualitativa com o emprego da pesquisa-ação, envolvendo o trabalho colaborativo de uma professora interessada em contribuir com a resolução de preocupações relacionadas ao uso dessas tecnologias no contexto escolar. As entrevistas, o diário de campo e as observações das aulas foram analisadas e codificadas. Os resultados indicam que os elementos que subsidiam a Mobile Collaborative Learning, a partir da prática docente apoiada por dispositivos móveis, reconhecem a importância docente como mediador, envolvendo os alunos nas discussões sobre os temas estudados em diferentes contextos de aprendizagem. Uma maneira, via, ou possível caminho que o estudo fez emergir é que para que essas tecnologias se integrem às atividades escolares é preciso tornar o currículo mais flexível, tanto ao planejamento quanto à execução, assim repensar políticas públicas que incentivem o uso desses dispositivos na escola, especialmente aqueles de uso próprio dos estudantes.

Palavras-chave : mobile collaborative learning; prática docente; dispositivos móveis; formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )