SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45La enseñanza de las ciencias y el enfoque del aprendizaje colaborativo móvil: diferentes contextos educativosEl uso de las redes sociales Instagram por parte del equipo de comunicación del Jardín Botánico de Recife índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FARIAS, Tania Maria Zaffari; PENSIN, Daniela Pederiva  y  FELDKERCHER, Nadiane. Concepções de docência de professores de Ciências Agrárias atuantes em universidades comunitárias. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60811.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60811.

A docência, concebida como uma ação complexa, mobiliza saberes singulares e complementares. A docência universitária tem-se demonstrado dinâmica, no sentido de que se modela ao contexto de sua época. Na contemporaneidade, a Educação Superior está impactada pela concorrência, pela produtividade e pela eficiência. Os modos de ser docente, de exercer a docência, de compreender a formação docente e as influências do contexto socioeconômico formam e revelam concepções de docência. A partir desses pressupostos, neste estudo objetivamos analisar as concepções de docência de professores bacharéis iniciantes na carreira. Esta pesquisa, qualitativa e empírica, adotou a entrevista para a coleta de dados, junto a professores bacharéis, iniciantes na carreira e atuantes na área das Ciências Agrárias, em universidades comunitárias da mesorregião Oeste de Santa Catarina. Os resultados, tratados por meio da análise de conteúdo, demonstraram que as concepções de docência são formadas pela convergência das bases para o exercício docente, da formação/autoformação, das atividades docentes exercidas, da área das Ciências Agrárias e do modelo comunitário, bem como pelo contexto de atuação desses docentes - convergência que também expressa a complexidade da docência na Educação Superior. Constatou-se, ainda, que o contexto socioeconômico faz com que as instituições de Educação Superior e seus docentes fiquem cada vez mais envoltos em lógicas de agenciamento.

Palabras clave : docência universitária; formação docente; exercício docente; universidades comunitárias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )