SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45A Investigação Temática no contexto remoto: desafios e possibilidades na Licenciatura em Educação do CampoSaberes e práticas educativas de professores Agrônomos em um Instituto Federal de Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Francisco Wagner Soares  e  PEREIRA, Ana Carolina Costa. O instrumento jacente no plano em uma prática no laboratório de ensino de geometria. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e62025.  Epub 01-Dez-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62025.

Pesquisas em Educação Matemática têm apontado caa vez mais a necessidade de um Laboratório de Ensino de Matemática ser disponibilizado em escolas da Educação Básica e em universidades. Uma das justificativas é que esse ambiente favorece a formação dos estudantes, pois neste se pode tanto aprender, como também aprender a aprender. Neste artigo, tem-se tem como objetivo apresentar uma prática laboratorial com discentes da Licenciatura em Matemática sobre a mobilização dos conceitos de triângulo retângulo isósceles e de perpendicularismo no espaço a partir da construção do instrumento jacente no plano dando destaque ao seu potencial didático. Essa ação tem cunho qualitativo e esteve amparada no aporte de uma Unidade Básica de Problematização. O estudo revela, por exemplo, a partir da necessidade de posicionamento do triângulo de forma perpendicular a tábua, que a ação impulsionou os discentes a pensar em uma estratégia levando em consideração aspectos materiais e matemáticos. Eles também puderam visualizar e aplicar conceitos abstratos em termos práticos, fato que, possivelmente favoreceu a atribuição de ainda mais significados aos conceitos mobilizados. Portanto, conclui-se que explorar o instrumento em uma prática junto a estudantes da licenciatura pode contribuir para o desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : laboratório de geometria; instrumento jacente no plano; formação inicial de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )