SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45El instrumento jacente no plano en una práctica en el laboratorio de enseñanza de geometríaPolítica Nacional de Alfabetización: scriptura sobre la recepción de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

LOPES SOBRINHO, Oswaldo Palma; PANIAGO, Rosenilde Nogueira  y  PEREIRA, Álvaro Itaúna Schalcher. Saberes e práticas educativas de professores Agrônomos em um Instituto Federal de Educação. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e62818.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62818.

O estudo visa investigar as inter-relações entre a formação, os saberes e as práticas educativas desenvolvidas pelos professores com a formação na área de Agronomia. A pesquisa foi realizada no período de 2019-2020 com professores que ministram disciplinas nos cursos de Bacharelado de Agronomia em um Instituto Federal de Educação (IF). Na pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se, como procedimento metodológico de recolha de dados, a narrativa autobiográfica com quatro professores. O saber e o fazer docente do professor Agrônomo do IF perpassam desde relatos de histórias de vida, formação até a opção de adentrar na docência e no decorrer de sua trajetória profissional. As narrativas evidenciam que os professores se preocupam com a boa qualidade do ensino que desenvolvem. Contudo, reconhecem que o tempo para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a ausência de formação pedagógica são elementos que desafiam a materialidade de uma práxis docente que contemple as diversas formas de aprendizagens dos alunos. Os professores ainda apresentam dificuldades, no que diz respeito aos saberes e fazeres pedagógicos, pois a sua formação é voltada para a pesquisa e não para a docência. Os resultados sinalizam a necessidade de as instituições de ensino oportunizarem cursos de formação pedagógica de modo a aproximar o professor do saber e fazer docente.

Palabras clave : docência; ensino-aprendizagem; formação do agrônomo; pedagogia tecnicista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )