SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45The Agronomists teachers in the context of the teaching practices in at a Federal Institute of EducationDevelopmental teaching and the shaping of theoretical concepts in high school physics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SANTOS, Nádson Araújo dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos  and  SANTOS, Jânio Nunes dos. Política Nacional de Alfabetização: scriptura sobre a recepção de profesores. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e62405.  Epub Dec 01, 2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62405.

Este artigo apresenta resultados da Pesquisa Nacional Alfabetização em Rede (2020) com recorte regional, objetivando compreender como tem ocorrido a recepção da Política Nacional de Alfabetização pelos professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º ano do ensino fundamental, no Estado de Alagoas. Para tanto, analisamos os dados coletados por meio de um survey, no qual aplicamos critérios de inclusão e exclusão, de modo que o corpus, composto por relatos de 144 professores, foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2009) e discutido com autores como Ball (2001, 2002), Chartier (2000, 2007, 2010), Soares (2016), Volóchinov (2017), dentre outros. Os dados revelaram que, embora os professores alagoanos que atuam em turmas de 1º ano do ensino fundamental sejam experientes e tenham tido contato com a teoria do letramento e da alfabetização na perspectiva do Alfaletrar (Soares, 2020), concordam com o trabalho preparatório para a alfabetização nos moldes apresentados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), recebendo-a de maneira positiva.

Keywords : Política Nacional de Alfabetização; recepção da PNA; professores alfabetizadores alagoanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )