SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45Saberes y prácticas educativas de Agrónomos en un Instituto Federal de EducaciónLa enseñanza desarrolladora y la formación del concepto teórico en la disciplina de la Física en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SANTOS, Nádson Araújo dos; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos  y  SANTOS, Jânio Nunes dos. Política Nacional de Alfabetização: scriptura sobre a recepção de profesores. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e62405.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.62405.

Este artigo apresenta resultados da Pesquisa Nacional Alfabetização em Rede (2020) com recorte regional, objetivando compreender como tem ocorrido a recepção da Política Nacional de Alfabetização pelos professores alfabetizadores que atuam em turmas de 1º ano do ensino fundamental, no Estado de Alagoas. Para tanto, analisamos os dados coletados por meio de um survey, no qual aplicamos critérios de inclusão e exclusão, de modo que o corpus, composto por relatos de 144 professores, foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2009) e discutido com autores como Ball (2001, 2002), Chartier (2000, 2007, 2010), Soares (2016), Volóchinov (2017), dentre outros. Os dados revelaram que, embora os professores alagoanos que atuam em turmas de 1º ano do ensino fundamental sejam experientes e tenham tido contato com a teoria do letramento e da alfabetização na perspectiva do Alfaletrar (Soares, 2020), concordam com o trabalho preparatório para a alfabetização nos moldes apresentados pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), recebendo-a de maneira positiva.

Palabras clave : Política Nacional de Alfabetização; recepção da PNA; professores alfabetizadores alagoanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )