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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BATISTELLA, Carmes Ana da Rosa  y  FREITAS, Raquel Aparecida Marra da Madeira. O ensino desenvolvimental e a formação de conceito teórico na disciplina de Física no ensino médio. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e60956.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.60956.

Estudos e pesquisas que têm buscando contribuir para mudanças no ensino de Física no ensino médio, especialmente quanto ao método de ensino-aprendizagem, pouco têm se beneficiado das contribuições do ensino desenvolvimental como uma alternativa para promover estas mudanças. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou responder à questão: o uso de princípios do ensino desenvolvimental pode contribuir para mudanças qualitativas na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes de Física do ensino médio? O objetivo geral foi verificar a ocorrência de mudanças no pensamento dos estudantes do ensino médio em relação a um conceito da Física, ensinado a partir de princípios teóricos do ensino desenvolvimental. A pesquisa empírica consistiu em um experimento didático formativo com o conceito calor, orientado por princípios das teorias de Vigotski, Davydov, Elkonin, Hedegaard e Chaiklin. O experimento didático formativo ocorreu em uma instituição de ensino federal, localizada no interior do estado de Goiás (Brasil). Participaram da pesquisa 22 alunos da disciplina de Física, do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico, além do professor da disciplina, que possuía conhecimento das teorias fundamentadoras da pesquisa. Para a coleta de dados, utilizou-se a observação das aulas, entrevistas e a análise da tarefa realizada pelos alunos durante o experimento didático formativo. Apenas uma aluna, por razões pessoais e afetivas, não participou e não houve mudança no seu conhecimento. Os resultados mostram que os alunos que efetivamente realizaram a atividade de estudo do conceito calor pelo método proposto avançaram na zona de desenvolvimento proximal em relação a calor e formaram um conceito teórico de natureza dialética.

Palabras clave : ensino-aprendizagem de física; ensino desenvolvimental; didática; pensamento teórico; calor.

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