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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RAUSCH, Rita Buzzi  e  SCHLINDWEIN, Luciane Maria. Vigotski e a formação estética de professores: diálogos com a produção científica no Brasil. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e61378.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.61378.

Esta investigação analisa pesquisas que discutem o desenvolvimento estético de professores na perspectiva vigotskiana no Brasil. Realizamos uma revisão sistemática das pesquisas que investigam a formação estética de professores, buscando apreender quais são os principais conceitos da teoria vigotskiana que fundamentam as pesquisas selecionadas. Foram analisadas as produções publicadas no período de 2008 a 2020, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e no IBICT. O corpus de análise constituiu-se de nove teses e 24 dissertações. Os conceitos-chave mais encontrados foram: atividade criadora/criação; imaginação; arte; educação estética; experiência; vivência; reação estética; emoções; catarse; sentimentos; sentidos e fantasia. A maioria das pesquisas se utiliza de vários conceitos simultaneamente, em decorrência da intensa relação entre eles. Entretanto, poucos foram os trabalhos que aprofundaram a estética em si, bem como o ápice desse processo - a catarse. Poucos também foram os trabalhos que relacionaram os conceitos de arte e estética às ideias basilares de Vigotski como consciência, cultura, pensamento e linguagem. Entendemos que, por meio da revisão sistemática realizada, podemos oferecer elementos para compreender os principais conceitos de Vigotski articulados em pesquisas sobre formação estética de professores, fortalecendo certa identidade investigativa nesse campo e destacando algumas de suas fragilidades. Outra contribuição volta-se à valorização da dimensão sensível e criativa do professor no desenvolvimento profissional docente.

Palavras-chave : formação de professores; desenvolvimento estético docente; educação estética; Vigotski.

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