SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Aprendizagem autorregulada com resultados de aprendizagem de matemática em termos de interesse dos alunos em aprender matemáticaA Emenda Constitucional 95 e seus impactos nos investimentos em MDE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CASAGRANDE, Castorina Honorato Vidal; MELO, Maria Inês Amaro Assunção de  e  SANCHES, Mário Antônio. Relação entre escolaridade e planejamento da gravidez. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e61333.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.61333.

O artigo aborda a relação entre escolaridade e planejamento familiar, no momento da gravidez do primeiro filho, com o objetivo de identificar o impacto da escolaridade sobre o planejamento familiar. A pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, transversal, cujos dados foram coletados por meio de aplicação de instrumento de pesquisa validado Planejamento da Parentalidade no Contexto da Bioética, no período de 2014 a 2019, dados estes apresentados por meio de 4 tabelas. No total foram respondidos 1608 questionários relacionados à gravidez do primeiro filho. A pesquisa foi realizada no Estado do Paraná, em instituições religiosas, educacionais e sociais. Quanto aos resultados, os que haviam concluído faculdade apresentam percentagem de 63,5% de planejamento da gravidez do primeiro filho, enquanto os que não haviam estudado apresentam 25,2%. O que se percebe, e este é o ponto de destaque da pesquisa, é que os índices de planejamento familiar são superiores quando os participantes haviam concluído um ciclo de estudo: 4ª. série, ensino médio, faculdade, em relação às gravidezes ocorridas durante os períodos escolares. Conclui-se que a educação formal impacta de forma significativa no planejamento familiar e principalmente que as gravidezes que ocorreram enquanto as pessoas estavam em fase de estudo apresentaram menores índices de planejamento familiar do que as gravidezes que ocorreram quando as pessoas já haviam concluído seus estudos.

Palavras-chave : família; educação sexual; planejamento familiar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )