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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, João Paulo Lopes dos. Governamentalidade e redes políticas: ferramentas teórico- metodológicas na pesquisa em políticas curriculares. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e64677.  Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.64667.

O presente artigo tem como objetivo apresentar as noções de governamentalidade em Foucault e redes políticas de governança em Ball como instrumentos analíticos profícuos para pensar outros efeitos das políticas curriculares brasileiras, sobretudo as mais recentes. Assim, questiona-se: é possível mobilizar tais noções como potencialidades teórico-metodológicas na pesquisa em políticas de currículo? O argumento baseia-se na defesa de que suas operacionalidades viabilizam compreender como as políticas curriculares têm sido fabricadas e perpassadas por vozes diversas e interesses múltiplos. Sobre os aspectos metodológicos, o presente estudo se constrói na plataforma da epistemologia pós-estrutural da filosofia foucaultiana com a noção de governamentalidade e o entendimento de redes políticas elaborado por Ball. Diante da emergência de outros modos de pensar, refletir e atuar sobre a história, a sociedade e a política, tais abordagens permitem desvelar, no âmago dos complexos discursivos, uma anatomia política da governança. As políticas curriculares, por isso, são tecnologias fabricadas a partir da conexão saber-poder. São produtos de redes políticas direcionados, em um sentido prático, para conduzir condutas, subjetividades e populações. Nessa ordem, outras formas de vidas são rechaçadas frente ao um projeto comum de indivíduo, dando lugar ao sujeito neoliberalizado, treinado e formado como capital humano, incapaz de contestar o poder que sobre si é realizado.

Palavras-chave : Governamentalidade; Políticas curriculares brasileiras; Possibilidades metodológicas; Redes políticas de governança.

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