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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Carlos Augusto Silva e; COSTA, Tatiana dos Santos  e  CHRISTOFOLETTI, Rafael. Intervenção com Deleuze: as experiências de pesquisas em mestrados profissionais em educação. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e65419.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.65419.

Tendo como motor disparador de pensamento a filosofia da diferença, de Gilles Deleuze, este texto tem por objetivo tensionar um pouco mais sobre a ideia de intervenção comumente abordada em programas de pós-graduação na modalidade profissional. O estudo foi norteado pela seguinte questão: o que pode a experiência filosófica de Deleuze tensionar aquilo que se entende por intervenção, tendo em vista a pesquisa em educação? Como procedimento metodológico, realizou-se um levantamento de pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação de modalidade profissional em educação e ensino no Brasil, cujas intervenções têm por base a filosofia da diferença proposta por Deleuze. Foram localizadas seis dissertações de mestrados profissionais em educação, principalmente da região sudeste do Brasil, produzidos por autores que ousaram buscar uma experimentação no pesquisar. Em seguida, realizou-se um breve ensaio de experimentar/intervir textualmente com/por alguns dos autores desses estudos. Concluiu-se que a pesquisa intervenção inspirada na filosofia da diferença, especificamente em Deleuze, se distancia de uma intervenção dualista (sujeito/objeto) e pode ser pensada como um procedimento, a partir de um território de experimentações e composições, como um plano de linhas que tecem uma educação em prol de um elogio à vida; trata-se de uma intervenção que compreende uma relação horizontal entre pesquisador(es) e participante(s), que se afetam mutuamente com o pesquisar, de maneira inventiva, criativa e evidenciando multiplicidades.

Palavras-chave : intervenção; Deleuze; mestrados profissionais.

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