SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1A Mocidade Portuguesa (MP) e a Mocidade Portuguesa Feminina (MPF): educação e identidade nacional no período salazaristaRepresentações de Nacionalismo e Patriotismo nas Escolas de Ensino Primário de Caxias do Sul (1939-1955) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos. Narrações para a fascistização da infância no livro ‘O Brasil É Bom’ (1938): Pinocchiate à brasileira?. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e69121.  Epub 01-Ago-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.69121.

O objetivo do estudo é analisar o teor do livro O Brasil é Bom, edição de 1938 do Departamento Nacional de Propaganda (D.N.P.). A metodologia está embasada na Análise de Conteúdo, aplicada em conjugação com referenciais teórico-metodológicos dedicados à investigação sobre o fascismo e a aspectos da produção literária destinada à infância. Os resultados evidenciam similaridades entre a textualidade d’O Brasil é bom, gerado como ferramenta de propaganda no contexto da ditadura do Estado Novo, e as pinocchiate produzidas no ambiente do fascismo italiano. Verifica-se que se as tramas em que o boneco Pinóquio foi envolvido em nome da propaganda fascista são recheadas de mensagens para a infância italiana, que apelam para um embasamento amalgamado por violências e preconceitos de diversos tipos em relação aos inimigos do regime mussoliniano, em diversas das seções do livro brasileiro examinado se compreende que os conceitos, as explicações, assim como os alertas e as ordens em relação aos fundamentos da ação humana sugeridos ao menino brasileiro são constituídas por narrações igualmente fascistizantes.

Palavras-chave : fascismo; infância; literatura; educação; ditadura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )