SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Educação para a paz e novas tecnologias: desafios e possibilidades no Brasil contemporáneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Paola Silveira de; HENNING, Paula Corrêa  e  SILVA, Gisele Ruiz. Educação ambiental, infância, filosofia e escola: possibilidades de encontros a partir de experiências filosóficas. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e64619.  Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.64619.

O presente texto busca entender como o exercício do pensamento pode ser provocado no encontro com crianças da Educação Infantil, acerca do mundo em que vivemos e das nossas relações com o planeta. A partir de experiências filosóficas, procurou-se mobilizar a provocação ao pensamento de um grupo de crianças que frequentavam a Educação Infantil, no ano de 2021, na rede pública de um município do extremo sul gaúcho. Apostando na filosofia com crianças, pretendeu-se instigá-las a cuidar do mundo em que vivemos, possibilitando a criação de alguns espaços de respiro na escola, na articulação entre escola, infância, filosofia e Educação Ambiental. O texto problematiza tal experiência no encontro com as fissuras que se buscou criar na escola. Buscamos compreender que sentidos as crianças atribuíam aos lugares os quais transitavam, principalmente o espaço escolar e seu entorno. Será que as crianças se sentiam realmente pertencentes ao espaço escolar? Será que elas se sentiam integrantes do mundo? Enquanto professoras e professores, qual o nosso papel nesse processo? Como as infâncias experienciavam a escola? O que elas pensavam sobre os lugares por onde passavam? O processo metodológico tomou assento no conceito de problematização em Michel Foucault, articulado a hipercrítica de Alfredo Veiga-Neto, fazendo uso dos estudos pós-críticos em Educação, tensionando alguns dos valores de verdade dos discursos em Educação Ambiental, para, quiçá, romper com as fronteiras do pensamento e partir da imprevisibilidade, de experiências irrepetíveis e singulares.

Palavras-chave : educação infantil; filosofia; teorizações pós-críticas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )