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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
LOPES, Luís Fernando e CAVAZZANI, André Luiz Moscaleski. Educação para a paz e novas tecnologias: desafios e possibilidades no Brasil contemporáneo. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e65696. Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.65696.
Este estudo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a temática da educação para a paz e as novas tecnologias, considerando os desafios e as possibilidades de promover a educação para a paz, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação e o seu potencial enquanto suportes para a promoção do diálogo, da comunicação e do intercâmbio, atividades necessárias para que a concretização da cultura da paz seja possível. As fontes utilizadas consideram dados de documentos exarados pelo(a): Credit Suisse Research Institute (2022), Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2022), Foundation for Young Australians (2017), Stockholm International Peace Research Institute (2022) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA, 2018, 2019). As tecnologias de informação e comunicação possuem um inegável potencial conectivo enquanto suportes de mediação nos processos formativos e informativos que demandam a circulação de informações. Ressalta-se a importância da temática diante de uma contradição gritante existente entre as necessidades humanas atuais e o que se aplica financeiramente em instrumentos tecnológicos que promovem a violência e a destruição humana em massa. Nesse sentido, a questão que orienta o desenvolvimento das reflexões problematiza em que medida as novas tecnologias podem contribuir para a promoção da educação para a paz, diante de um contexto marcado por episódios constantes de violência e violação dos Direitos Humanos. O aporte teórico considera, sobretudo, as contribuições de Hobsbawm (2012), Latour (2020), Harari (2020), Francisco (2020) e Guimarães (2011). Os resultados indicam que, ancoradas em fundamentos ético-filosóficos e critérios metodológicos adequados, as novas tecnologias, não obstante ao seu caráter ambíguo, podem contribuir efetivamente enquanto suporte para comunicação, experiências comunitárias, formação e desenvolvimento de ações para concretização da educação para a paz.
Palavras-chave : tecnologias digitais; humanização; cultura da paz.