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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
DEMOS, Talles Viana e GONCALVES, Fábio Peres. Caracterização da inserção de docentes na educação profissional, científica e tecnológica: uma análise da literatura. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e64572. Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.64572.
Ocorre, no Brasil e em outros países, uma expansão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e, como consequência, parte da pesquisa tem-se dedicado a compreender diferentes facetas deste processo, que envolve inclusive a docência nessa modalidade de educação. Diante deste cenário, apresenta-se um estudo cujo objetivo foi caracterizar - a partir de um mapeamento de trabalhos - resultados e conclusões sobre o ingresso e os primeiros anos de docência na EPCT. Para identificar os trabalhos, utilizaram-se, como fontes de informações: os indexadores Directory of Open Access Journals (DOAJ), Dialnet, Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; anais do Congreso Internacional sobre Profesores Principiantes e Inducción a la Docencia. Os trabalhos localizados foram submetidos a procedimentos da Análise Textual Discursiva. A análise indicou que o período de inserção é marcado por necessidades formativas de docentes ingressantes na EPCT, por influências de contextos educacionais em propostas de inserção profissional docente na EPCT e por experiências formativas de inserção profissional docente fundamentadas pedagogicamente. Experiências formativas institucionais mais amplas acabam encontrando maior resistência docente de participação. Destaca-se a influência da coordenação pedagógica institucional nas experiências de inserção na EPCT e sua aproximação à figura do mentor/tutor descrita na literatura sobre professores iniciantes e inserção profissional docente.
Palavras-chave : formação docente; período de inserção profissional docente; professores iniciantes.