SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47A formulação das políticas públicas para a educação inclusiva nos países periféricos sob a égide dos organismos internacionaisEducação de Jovens e Adultos: indicadores do uso das metodologias ativas na aprendizagem por meio de pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

DEMOS, Talles Viana  e  GONCALVES, Fábio Peres. Caracterização da inserção de docentes na educação profissional, científica e tecnológica: uma análise da literatura. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e64572.  Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.64572.

Ocorre, no Brasil e em outros países, uma expansão da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e, como consequência, parte da pesquisa tem-se dedicado a compreender diferentes facetas deste processo, que envolve inclusive a docência nessa modalidade de educação. Diante deste cenário, apresenta-se um estudo cujo objetivo foi caracterizar - a partir de um mapeamento de trabalhos - resultados e conclusões sobre o ingresso e os primeiros anos de docência na EPCT. Para identificar os trabalhos, utilizaram-se, como fontes de informações: os indexadores Directory of Open Access Journals (DOAJ), Dialnet, Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; anais do Congreso Internacional sobre Profesores Principiantes e Inducción a la Docencia. Os trabalhos localizados foram submetidos a procedimentos da Análise Textual Discursiva. A análise indicou que o período de inserção é marcado por necessidades formativas de docentes ingressantes na EPCT, por influências de contextos educacionais em propostas de inserção profissional docente na EPCT e por experiências formativas de inserção profissional docente fundamentadas pedagogicamente. Experiências formativas institucionais mais amplas acabam encontrando maior resistência docente de participação. Destaca-se a influência da coordenação pedagógica institucional nas experiências de inserção na EPCT e sua aproximação à figura do mentor/tutor descrita na literatura sobre professores iniciantes e inserção profissional docente.

Palavras-chave : formação docente; período de inserção profissional docente; professores iniciantes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )