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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
URBAN, Juliane Retko e FRASSON, Antonio Carlos. Educação de Jovens e Adultos: indicadores do uso das metodologias ativas na aprendizagem por meio de pesquisas. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e64584. Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.64584.
Este artigo, na forma de revisão bibliográfica sistemática (RBS), objetiva identificar a produção científica sobre a temática do uso de metodologias ativas com educandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A pesquisa foi realizada utilizando a metodologia denominada de Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: na modalidade de Educação de Jovens e Adultos há o uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem? Do ponto de vista da problemática, caracteriza-se como pesquisa de cunho qualitativo, pois visa conhecer sobre a produção de artigos e o que se coloca sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 1458 pesquisas. Após o processo de filtragem, eliminação de duplicatas, artigos publicados em congressos e livros restaram 1153 artigos. Destes, foi realizada a leitura dos títulos e resumos e os que estavam fora da área de pesquisa foram eliminados, restando 189 artigos. Observou-se, neste estudo, que o uso de metodologias ativas ocorre nos vários segmentos da área da educação, sendo possível a aplicação. Porém, estudos publicados exclusivamente sobre o uso de metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos, até o momento desta pesquisa, apresenta-se em número de 2 artigos. Artigos estes que abordam sobre o uso de metodologias ativas aplicadas com os educandos na educação profissional, onde explicam e apontam os seus benefícios.
Palavras-chave : educação de jovens e adultos; metodologia do ensino; metodologias ativas na aprendizagem.