SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47Caracterização da inserção de docentes na educação profissional, científica e tecnológica: uma análise da literaturaPráticas de educação inclusiva em tempos de pandemia pela COVID-19: estratégias sob o olhar da gestão educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

URBAN, Juliane Retko  e  FRASSON, Antonio Carlos. Educação de Jovens e Adultos: indicadores do uso das metodologias ativas na aprendizagem por meio de pesquisas. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e64584.  Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.64584.

Este artigo, na forma de revisão bibliográfica sistemática (RBS), objetiva identificar a produção científica sobre a temática do uso de metodologias ativas com educandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A pesquisa foi realizada utilizando a metodologia denominada de Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: na modalidade de Educação de Jovens e Adultos há o uso de metodologias ativas no processo de aprendizagem? Do ponto de vista da problemática, caracteriza-se como pesquisa de cunho qualitativo, pois visa conhecer sobre a produção de artigos e o que se coloca sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 1458 pesquisas. Após o processo de filtragem, eliminação de duplicatas, artigos publicados em congressos e livros restaram 1153 artigos. Destes, foi realizada a leitura dos títulos e resumos e os que estavam fora da área de pesquisa foram eliminados, restando 189 artigos. Observou-se, neste estudo, que o uso de metodologias ativas ocorre nos vários segmentos da área da educação, sendo possível a aplicação. Porém, estudos publicados exclusivamente sobre o uso de metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos, até o momento desta pesquisa, apresenta-se em número de 2 artigos. Artigos estes que abordam sobre o uso de metodologias ativas aplicadas com os educandos na educação profissional, onde explicam e apontam os seus benefícios.

Palavras-chave : educação de jovens e adultos; metodologia do ensino; metodologias ativas na aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )