Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
STAUB, Joel; PAVANELLO, Regina Maria e BEZERRA, Renata Camacho. A Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais: uma pesquisa bibliográfica. Acta Educ. [online]. 2025, vol.47, e62802. Epub 01-Dez-2024. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.62802.
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado em Educação Matemática, defendida no ano de 2021 e apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica. Nosso objetivo foi identificar como o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, no período de 2016 a 2020, tem sido discutido nas pesquisas, bem como, quais são as principais discussões realizadas em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao ensinarem Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de 49 (quarenta e nove) artigos selecionados em periódicos nacionais de Qualis A1, A2 e B1, e/ou publicados nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática (SIPEM), do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Paranaense de Educação Matemática (EPREM). As pesquisas apresentam resultados que apontam avanços nas discussões a respeito do ensino e aprendizagem da Matemática, com o uso de metodologias diferenciadas durante a Formação Inicial em Pedagogia, que vem proporcionando ressignificações de ordem pessoal e profissional. Todavia, ainda há a predominância de dificuldades advindas da Formação Inicial, como, por exemplo, a pouca relação entre teoria e prática, a falta de desenvolvimento e ensino de metodologias diferenciadas e, de conceitos e conteúdos, que serão ensinados nos Anos Iniciais, dentre outras que influenciam diretamente a atuação profissional em sala de aula.
Palavras-chave : formação inicial; pedagogia; matemática.