SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4La Investigación Acción en el proceso de formación de licenciatarios en Ciencias Biológicas PibidInvestigación sobre el uso y la creación de libros de texto para la enseñanza de la probabilidad en los últimos años de la Enseñanza Fundamental en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Ensino de Ciências e Matemática

versión On-line ISSN 2179-426X

Resumen

SILVA, Sarah Eliane de Matos; FRANCO, Marco Antônio Melo  y  TAVARES, Juliana Carvalho. Vacinação e a apropriação do conhecimento imunológico por estudantes do ensino médio: uma abordagem em pesquisa-ação. Rev. Ensino Ciênc. Mat. [online]. 2023, vol.14, n.4, a20. ISSN 2179-426X.  https://doi.org/10.26843/rencima.v14n4a20.

No Brasil, diversos estudos apontam para uma redução da cobertura vacinal entre os adolescentes. Isso se deve, principalmente, ao escasso conhecimento sobre as vacinas e doenças contra as quais protegem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar uma experiência de ensino com 28 estudantes do ensino médio. Como metodologia, foi utilizada uma sequência didática desenhada a partir dos princípios da pesquisa-ação, que abordou o tema vacinação, problematizando a educação em saúde individual e coletiva e a apropriação do conhecimento imunológico. Diante dos dados, verificou-se que a abordagem metodológica empregada provocou maior interesse, motivação e participação dos alunos, diferentemente do que, geralmente, acontece em aulas com abordagens de ensino tradicional. Além disso, foi possível explorar, de forma mais efetiva, as questões menos compreendidas e estimular a autonomia dos discentes no que tange à construção do conhecimento.

Palabras clave : Educação; Ensino de Ciências; Vacinas; Saúde; Adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )