SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número38Los inicios de la formación de profesores en México (1821-1921) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MARTINEZ BOOM, Alberto. Já não estás em casa! tecnologias de escolarização. Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.17-42. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200002.

O fenômeno da escolarização pode ser analisado por diferentes abordagens. Alguns o estudam como um fato, outros o observam como uma decisão política, outros ainda estão interessados em sua função social como um fator de inclusão. Este trabalho não trabalha com esses registros. Procura se deter mais na descrição de certos detalhes dos começos; por isso o uso de fontes primárias e documentos de época, para mostrar o processo que conecta o surgimento da escola pública com a expansão da escolarização como dispositivo governamental, ou seja, uma prática que passa por descrever minúcias do espaço e do tempo de escola, a geometrização do corpo infantil, a ênfase na sua quietude e obediência como caminhos de escolarização que podem ser entendidos e associado a uma ortopedia moral.

Palabras clave : Escolarização; Ortopedia Moral; Planos de Escola; Geometrização do Corpo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )