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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GALVAN, Luz Elena Lafarga. Os inícios da formação de professores no México (1821-1921). Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.43-62. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200003.

No México, a carreira do magistério tem uma longa tradição. Começou como uma arte e se profissionalizou ao longo do tempo. Neste artigo se apresenta uma síntese dos diversos espaços acadêmicos no âmbito dos quais o magistério foi formado. Essa formação começou com o sistema lancasteriano e continuou em academias e institutos, para culminar nas escolas normais. Nessas instituições foi o ensino da Pedagogia que delimitou as diferenças entre a arte de ser professor e sua profissionalização. Em termos metodológicos, este trabalho se relaciona com a proposta de Dominique Julia, de conhecer quais eram os saberes e costumes que tinham os professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Profissionalização.

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