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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ECAR, Ariadne Lopes  y  UEKANE, Marina Natsume. Lutas pela formação científica dos professores primários no Rio de Janeiro (1880-1890). Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.63-78. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200004.

O objetivo deste artigo consiste na análise de aspectos da configuração dos mecanismos de formação prévia de professores, por intermédio do estudo de duas escolas normais na capital do Império e na capital da Província do Rio de Janeiro, Niterói. Consideradas como indispensáveis para formar os quadros docentes que atenderiam as escolas primárias, as instituições em questão passaram por diversas reformas que procuraram alargar os programas em prol de um ensino descrito como mais científico. Os deslocamentos institucionais observados indiciam investimentos no sentido de formar o futuro professor com mais robustez. Sugerem, igualmente, a existência de tensões em torno do conteúdo e forma dessas medidas.

Palabras clave : Escola Normal; Programas de Ensino; Modelo Científico; Formação de Professores.

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