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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

BORGES, Angélica. Por uma disciplina rigorosa e ilustrada: a inspeção na capital do império. Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.101-124. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200006.

O objetivo deste estudo é analisar os procedimentos manejados na fiscalização de professores primários, por meio do estudo a respeito do serviço de inspeção da instrução na Corte Imperial, a partir de sua institucionalização com base no Regulamento da Instrução Primária e Secundária da Corte em 1854. Na pesquisa procurou-se discutir como a visibilidade dada à escola e aos seus atores, via inspeção, permitiram inseri-los em um esquema disciplinar, cujos efeitos encontram-se articulados e justificados em nome de um projeto de ordenação e civilização da capital do Império brasileiro.

Palavras-chave : Inspeção; Instrução; Professores Primários.

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