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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

AISENSTEIN, Ângela  e  CAIRO, Maria Eugenia. O governo da moral e saúde: educação alimentar no discurso pedagógico. Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.227-248. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200011.

Estudos epidemiológicos produzidos na última década destacam a subnutrição como uma das doenças do novo século. Para tratar e prevenir estas problemáticas, os Estados e instituições da sociedade civil desenharam diferentes tipos de intervenção voltadas para regular o regime alimentar da população. Estas questões não são novas. Na Argentina, desde as últimas décadas do século 19 e primeiras do século 20, parte do discurso pedagógico voltou-se para ensinar os alunos e alunas da escola primária o quê, quanto e como comer. Tomando como fontes duas revistas pedagógicas oficiais, este trabalho examina as concepções e práticas sobre o tema que se articularam no discurso pedagógico estatal e as ações por meio das quais se difundiram na Argentina.

Palavras-chave : Discurso; Saúde; Moral; Dietética; Escola.

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