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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Inspeção técnica como dispositivo de formação de professores: estratégia de produção de um modelo escolar em Minas Gerais. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.9-21. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100002.

Este artigo analisa o serviço da inspeção técnica do ensino como estratégia de produção de um modelo escolar em Minas Gerais no âmbito da Reforma João Pinheiro. No processo de constituição de um sistema educacional pautado no referencial da pedagogia moderna, os inspetores técnicos se configuraram como modeladores do ensino e buscaram capacitar os professores para o adequado exercício de novos métodos, dando-lhes a ver, por meio de aulas exemplares, modos de praticá-los. Nessa conjuntura, o inspetor técnico atuava sobre a prática docente, a partir de um lugar de poder determinado, o lugar de um intérprete autorizado cuja ação visava a aproximar as práticas dos professores das regras estabelecidas na conformação de um determinado modelo escolar de educação em Minas Gerais.

Palabras clave : Inspeção Técnica do Ensino; Estratégias; Modelo Escolar.

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