SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue39Technical inspection as a teachers' formation device: production strategy of a school model in the state of Minas GeraisEditorial strategies and territorialization of pedagogical field: a book by Sampaio Dória under the pen of the editor of Biblioteca de Educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

NERY, Ana Clara Bortoleto. Cultura pedagógica e formação de professores: a biblioteca da escola normal de Piracicaba (1911-1920)1. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.23-38. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100003.

Pensando a biblioteca da escola de formação de professores como espaço de organização de cultura pedagógica, este artigo tem como objeto a biblioteca da Escola Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os anos de 1911 e 1920. Constituída ao longo do ciclo de vida da Escola Complementar de Piracicaba (1896-1911), e oficializada a partir de 1911, a biblioteca, além de espaço de formação do professor da Escola Normal e do aluno-leitor, teve o papel de organizar e disseminar uma determinada cultura pedagógica ao selecionar, ordenar e disponibilizar um conjunto de saberes, próprios da profissão docente. Sobre o estudo da cultura pedagógica incide a análise desta biblioteca.

Keywords : Cultura Pedagógica; Biblioteca Escolar; Escola Normal.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )