Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
NERY, Ana Clara Bortoleto. Cultura pedagógica e formação de professores: a biblioteca da escola normal de Piracicaba (1911-1920)1. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.23-38. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100003.
Pensando a biblioteca da escola de formação de professores como espaço de organização de cultura pedagógica, este artigo tem como objeto a biblioteca da Escola Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os anos de 1911 e 1920. Constituída ao longo do ciclo de vida da Escola Complementar de Piracicaba (1896-1911), e oficializada a partir de 1911, a biblioteca, além de espaço de formação do professor da Escola Normal e do aluno-leitor, teve o papel de organizar e disseminar uma determinada cultura pedagógica ao selecionar, ordenar e disponibilizar um conjunto de saberes, próprios da profissão docente. Sobre o estudo da cultura pedagógica incide a análise desta biblioteca.
Palabras clave : Cultura Pedagógica; Biblioteca Escolar; Escola Normal.