SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Inspeção técnica como dispositivo de formação de professores: estratégia de produção de um modelo escolar em Minas GeraisEstratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

NERY, Ana Clara Bortoleto. Cultura pedagógica e formação de professores: a biblioteca da escola normal de Piracicaba (1911-1920)1. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.23-38. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100003.

Pensando a biblioteca da escola de formação de professores como espaço de organização de cultura pedagógica, este artigo tem como objeto a biblioteca da Escola Normal de Piracicaba, interior de São Paulo, entre os anos de 1911 e 1920. Constituída ao longo do ciclo de vida da Escola Complementar de Piracicaba (1896-1911), e oficializada a partir de 1911, a biblioteca, além de espaço de formação do professor da Escola Normal e do aluno-leitor, teve o papel de organizar e disseminar uma determinada cultura pedagógica ao selecionar, ordenar e disponibilizar um conjunto de saberes, próprios da profissão docente. Sobre o estudo da cultura pedagógica incide a análise desta biblioteca.

Palavras-chave : Cultura Pedagógica; Biblioteca Escolar; Escola Normal.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )