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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.39-56. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100004.

Este artigo analisa a inserção do livro Educação moral e educação econômica, de autoria de Sampaio Dória, na coleção Biblioteca de Educação, organizada por Lourenço Filho para a Companhia Melhoramentos de São Paulo. O texto analisa a territorialização promovida pelos dispositivos textuais e editoriais de repartição e apresentação dos volumes da coleção. Sustenta que, ao enquadrarem Dória como pedagogista social, esses dispositivos situam-no no que o editor entendia como periferia do programa de renovação da escola brasileira que a Coleção promovia. Mostra como os temas que Lourenço Filho considerava nucleares no movimento internacional pela Escola Nova foram atribuídos a outros autores, apesar de sua recorrência na produção de Sampaio Dória.

Palabras clave : Lourenço Filho; Pedagogia da Escola Nova; Coleções; Estratégias Editoriais.

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