SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue39Editorial strategies and territorialization of pedagogical field: a book by Sampaio Dória under the pen of the editor of Biblioteca de EducaçãoThe São Paulo school model by Municipal School Magazine (1968-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Traduções culturais do livro Como Pensamos, da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1981). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.57-78. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100005.

Com esse trabalho objetiva-se analisar os deslocamentos de sentido que são atribuídos à tradução do título de John Dewey Como pensamos, em cada uma das quatro versões, publicada na Coleção Atualidades Pedagógicas, pela Companhia Editora Nacional, ao longo do século 20. Para tanto, toma-se por objeto os dispositivos editoriais e tipográficos de apoio à leitura, acrescidos a cada uma das versões. A coleção estudada é tomada como objeto cultural que, constitutivamente, guarda as marcas de sua produção e de seus usos, entendida como estratégia editorial de difusão de saberes pedagógicos e de normatização das práticas escolares. Esta coleção foi utilizada nos cursos de formação docente, compondo as bibliotecas de faculdades de Pedagogia, Educação, Psicologia, de Escolas Normais e de Magistério. Ela é componente das práticas que se instauram no processo de constituição da cultura pedagógica e das práticas de formação dos professores no Brasil, nas décadas em que circulou.

Keywords : Tradução Cultural; Atualidades Pedagógicas; Como Pensamos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )