SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Estrategias editoriales y territorialización del campo pedagógico: un libro de Sampaio Dória bajo la pluma del editor de la Biblioteca de EducaciónEl modelo escolar paulistano en la Revista Escola Municipal (1968-1985) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Traduções culturais do livro Como Pensamos, da Coleção Atualidades Pedagógicas (1933-1981). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.57-78. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100005.

Com esse trabalho objetiva-se analisar os deslocamentos de sentido que são atribuídos à tradução do título de John Dewey Como pensamos, em cada uma das quatro versões, publicada na Coleção Atualidades Pedagógicas, pela Companhia Editora Nacional, ao longo do século 20. Para tanto, toma-se por objeto os dispositivos editoriais e tipográficos de apoio à leitura, acrescidos a cada uma das versões. A coleção estudada é tomada como objeto cultural que, constitutivamente, guarda as marcas de sua produção e de seus usos, entendida como estratégia editorial de difusão de saberes pedagógicos e de normatização das práticas escolares. Esta coleção foi utilizada nos cursos de formação docente, compondo as bibliotecas de faculdades de Pedagogia, Educação, Psicologia, de Escolas Normais e de Magistério. Ela é componente das práticas que se instauram no processo de constituição da cultura pedagógica e das práticas de formação dos professores no Brasil, nas décadas em que circulou.

Palabras clave : Tradução Cultural; Atualidades Pedagógicas; Como Pensamos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )