SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39Instrucción pública en Francia revolucionaria: consideraciones a la vista del libro Essais Sur L'enseignement En General Et Sur Celuides Mathématiques En Particulier, de Sylvestre-François LacroixLa lengua portuguesa como una nueva lengua clásica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

ECHEVERRI ALVAREZ, Juan Carlos. Fazer história da edu com o influxo do Grupo de História da Prática Pedagógica na Colombia. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.153-172. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100009.

No âmbito desse artigo procura-se demonstrar a pertinência do desenvolvimento de projetos de em torno da história da educação na Colômbia, sob a inspiração do Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Essa pertinência se expressa na necessidade de se continuar a pensar em pedagogia, história e professores na direção aberta pelo Grupo e com base no trabalho de Michel Foucault, especialmente em termos de poder-saber. O GHPP é um exemplo, por excelência, de se fazer história sem desligar-se de uma teoria norteadora, demonstrado pela dinâmica de suas publicações e pela presença constante de seus membros no cenário acadêmico da educação.

Palabras clave : GHPP; Prática; História; Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )