SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39A instrução pública na França revolucionária: considerações a partir do Essais Sur L'enseignement En General Et Sur Celui Des Mathématiques En Particulier, de Sylvestre-François LacroixA língua portuguesa como uma nova língua clássica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ECHEVERRI ALVAREZ, Juan Carlos. Fazer história da edu com o influxo do Grupo de História da Prática Pedagógica na Colombia. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.153-172. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100009.

No âmbito desse artigo procura-se demonstrar a pertinência do desenvolvimento de projetos de em torno da história da educação na Colômbia, sob a inspiração do Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Essa pertinência se expressa na necessidade de se continuar a pensar em pedagogia, história e professores na direção aberta pelo Grupo e com base no trabalho de Michel Foucault, especialmente em termos de poder-saber. O GHPP é um exemplo, por excelência, de se fazer história sem desligar-se de uma teoria norteadora, demonstrado pela dinâmica de suas publicações e pela presença constante de seus membros no cenário acadêmico da educação.

Palavras-chave : GHPP; Prática; História; Pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )