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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MENDONCA, Ana Waleska Pollo Campos. A língua portuguesa como uma nova língua clássica. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.173-187. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100010.

Este artigo se propõe a estudar o processo de constituição da Gramática Portuguesa como uma cadeira autônoma, no âmbito das Reformas Pombalinas dos Estudos Menores. Estuda, particularmente, um conjunto documental constituído de uma Lei e Alvará Régio de 1770, que obrigava os professores régios de Gramática Latina a lecionarem previamente a gramática portuguesa a seus alunos. Esses documentos se articulam com a controvérsia que opôs a gramática dos oratorianos à dos jesuítas, no que se refere à língua na qual se deveria ensinar o Latim. Esta lei foi, posteriormente, complementada com a criação de uma cadeira autônoma de Português e de outras línguas modernas. Tal processo representou uma mudança significativa no estatuto do Português e do próprio Latim no âmbito dos estudos secundários e é uma expressão da dimensão modernizadora das reformas pombalinas no que se refere à afirmação da identidade nacional.

Palavras-chave : Reformas Pombalinas; Estudos Secundários; Ensino da Língua Portuguesa; Identidade Nacional.

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