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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GONZALEZ PEREZ, Teresa. Educação e transformação social: o projeto educacional para as mulheres na ideologia anarquista. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.213-230. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100012.

Ao longo da história, o movimento operário tomou várias medidas para melhorar o nível educacional de seus integrantes. Tanto socialistas, quanto anarquistas, se converteram em agentes educadores e criaram instrumentos próprios de educação e cultura para os seus membros. O programa alternativo dos anarquistas para os setores populares se refletiu nas escolas noturnas e dominicais, conferências, palestras, cursos e leituras. Esses espaços, além de servirem para instrução, também foram usados para propagar o ideário de emancipação. Nesse artigo, analisa-se a educação das mulheres no projeto de transformação social da ideologia anarquista. O objetivo principal é a análise das alternativas de formação defendidas pelos anarquistas espanhóis para as mulheres, entre a segunda metade do século 19 e o primeiro terço do século 20. Constatou-se que as mulheres foram integradas nos grupos anarquistas e a sua educação, em termos discursivos, se constituiu numa luta constante. Desde o século 19 defendia-se a igualdade e, em sua trajetória, desenvolveram-se várias medidas para esse fim. A emancipação da sociedade devia afetar os âmbitos públicos e privados, em uma sociade anti-autoritária e antihierárquica. No entanto, apesar das suas abordagens avançadas, esses grupos não se desprenderam dos estereótipos, nem se rompeu com o modelo tradicional e com crenças discriminatórias da época.

Palabras clave : Espanha; Movimento Operário Anarquista; Mulheres; Educação Integral; Revolução Social; Emancipação; Igualdade.

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