SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número39O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

GONZALEZ PEREZ, Teresa. Educação e transformação social: o projeto educacional para as mulheres na ideologia anarquista. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.213-230. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100012.

Ao longo da história, o movimento operário tomou várias medidas para melhorar o nível educacional de seus integrantes. Tanto socialistas, quanto anarquistas, se converteram em agentes educadores e criaram instrumentos próprios de educação e cultura para os seus membros. O programa alternativo dos anarquistas para os setores populares se refletiu nas escolas noturnas e dominicais, conferências, palestras, cursos e leituras. Esses espaços, além de servirem para instrução, também foram usados para propagar o ideário de emancipação. Nesse artigo, analisa-se a educação das mulheres no projeto de transformação social da ideologia anarquista. O objetivo principal é a análise das alternativas de formação defendidas pelos anarquistas espanhóis para as mulheres, entre a segunda metade do século 19 e o primeiro terço do século 20. Constatou-se que as mulheres foram integradas nos grupos anarquistas e a sua educação, em termos discursivos, se constituiu numa luta constante. Desde o século 19 defendia-se a igualdade e, em sua trajetória, desenvolveram-se várias medidas para esse fim. A emancipação da sociedade devia afetar os âmbitos públicos e privados, em uma sociade anti-autoritária e antihierárquica. No entanto, apesar das suas abordagens avançadas, esses grupos não se desprenderam dos estereótipos, nem se rompeu com o modelo tradicional e com crenças discriminatórias da época.

Palavras-chave : Espanha; Movimento Operário Anarquista; Mulheres; Educação Integral; Revolução Social; Emancipação; Igualdade.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )