SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número40Célestin Freinet, la escritura en libertad y el periódico escolar: un modelo de innovación educativa en la primera mitad del siglo 20El periódico A ESCOLA y la construcción de la escuela moderna y republicana (Laguna, década de 1910) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FINOCCHIO, Silvia. Um tesouro inexplorado: os periódicos escolares na Argentina. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.27-54. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200003.

No âmbito desse artigo propõe-se a identificar as origens da imprensa produzida por estudantes na Argentina e situar esse objeto impresso no contexto das atividades de produção e distribuição da imprensa em geral e da imprensa educativa e infantil em particular. Isso é feito a partir da sua inserção no contexto social, cultural e pedagógico da Argentina. Para dar conta da continuidade dessa tradição, apresentam-se os casos de um periódico da escola primária dos anos 1960 e outro da escola de nível médio dos anos 1980. Ao apresentar uma linha de investigação pouco explorada na Argentina, no que se refere à história cultural da educação e da imprensa, busca-se antecipar algumas conclusões iniciais de pesquisas em desenvolvimento.

Palabras clave : Periódico Escola; Imprensa Educativa e Infantil; Argentina; Cultura Escolar..

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )