SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número40O jornal Das Band da Deutsche Hilfsvereinsschule e as escritas escolares sobre imigração alemã (Colégio Farroupilha/RS, 1929-1938)O jornal A Voz da Escola: escritas dos alunos do Colégio Elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS, 1934-1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

AMARAL, Giana Lange do. Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.121-142. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200007.

O presente texto trata do uso de jornais estudantis como fonte para estudos em História da Educação, bem como da importância da leitura de jornais escolares. Privilegia-se a análise de dois jornais de escolas de ensino secundário católico e laico de Pelotas/RS: o Ecos Gonzagueanos e o Estudante. Nas investigações que abordam as práticas culturais, seus sujeitos e sua produção, os jornais estudantis são considerados elementos potenciais para a apreensão das práticas, dos discursos e do cotidiano escolar. É possível observar valores, costumes e interesses que balizavam as relações dos jovens estudantes, bem como os reflexos das apropriações feitas a partir da cultura escolar da instituição a qual estavam ligados.

Palavras-chave : Estudantis; Fontes Históricas; Ensino Secundário; Ensino Laico e Católico.

        · resumo em Inglês | Francês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )