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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
SILVA, Cristiani Bereta da. Cultura escolar e cultura política: projeto de nacionalização e o jornal escolar A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.175-195. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200009.
O presente artigo problematiza as relações estabelecidas entre o projeto político de nacionali-zação em Santa Catarina e as práticas escolares a partir da análise do jornal escolar A Criança Brasileira. Esse periódico foi publicado por 27 anos, de 1942 a 1968, assinado sempre por alunos do Primário e do Curso Complementar do Grupo Escolar Lauro Müller, inaugurado em 1912, em Florianópolis. Para essa discussão foram selecionados os números publicados entre 1942 e 1945. Tal escolha foi feita em razão dos temas privilegiados: biografias, datas comemorativas, notícias do cotidiano da escola, principalmente aquelas referentes às associações auxiliares, que evidenciam as práticas nacionalistas do período. Essas questões serão interpretadas a partir das noções de cultura política e de cultura escolar. Postula-se que o entrecruzamento dessas noções permitirá melhor compreender a permeabilidade entre as práticas políticas e as práticas escolares cotidianas, bem como quais normas e valores contribuíram para determinar as representações que os sujeitos e coletividades do passado fizeram de si mesmos e intentaram legar ao futuro.
Palavras-chave : Cultura Escolar; Cultura Política; Nacionalização.