SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número40FEUPA: uma revista produzida pela federação dos estudantes universitários de Porto Alegre (RS, 1945/46)O Crisol: periódico das alunas do Colégio Americano (Porto Alegre/RS, 1945-1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

CUNHA, Maria Teresa Santos. Folhas voláteis, papéis manuscritos: o pelotão de saúde no jornal infantil Pétalas (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.251-266. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200012.

O jornal Pétalas Infantil era uma produção manuscrita, feita em folhas avulsas, realizada pelas alunas do curso primário do Colégio Coração de Jesus, uma instituição religiosa e feminina de Florianópolis/SC, e cujos exemplares, entre 1945 e 1952, foram conservados em um acervo pessoal. O texto deste estudo centra-se na análise dos artigos e comentários que expressavam preceitos veiculados pelo pelotão de saúde, uma associação complementar da escola, legitimada por lei e cujo propósito era auxiliar na criação e manutenção de princípios higiênicos como integrantes da cultura escolar do período. O artigo vincula-se ao campo de pesquisa da História da Educação e da cultura escrita entendidas, ambas, como produções discursivas e escolares de um determinado tempo e lugar que, tanto pelos suportes em que se apresentam à leitura, como pelos preceitos higienistas e cívicos que punham em circulação, permitem pensar a importância desse material na construção de uma memória para o reconhecimento de diferentes práticas, costumes, rituais, ações que integravam o ambiente escolar do período em pauta.

Palavras-chave : Jornal Infantil; Pelotão de Saúde; Higiene e Cultura Escolar..

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )