SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue40Humor and irreverence in the student's journal in rural normal schools (RS, 1945-1983) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos  and  FRANK, Joana. Do Schüler-Zeitung ao O Ateneu: marcas da cultura escolar nas páginas dos periódicos (São Leopoldo/RS, 1964-1973). Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.40, pp.319-336. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000200015.

O trabalho investiga o periódico O Ateneu, produzido pelos alunos de uma escola de São Leopoldo/RS, entre os anos de 1937 e 1973. O recorte escolhido foi as décadas de 1964 a 1973. A investigação de propôs a analisar os discursos referentes ao contexto da ditadura militar no Brasil. O Ateneu é tomado como um elemento da cultura material escolar que representa a possibilidade de tangenciar alguns aspectos referentes à cultura escolar de uma instituição de confissão luterana, representativa da Região do Vale do Rio dos Sinos. Observa-se que O Ateneu foi um espaço de afirmação e construções identitárias de um grupo de jovens estudantes secundaristas. Quanto aos discursos relativos ao regime ditatorial, percebe-se que as manifestações presentes no periódico aparecem, em sua maioria, de forma velada. No entanto, também é possível entender que os estudantes preocupavam-se com as questões sociais e políticas do país, pois, no ano de 1963, há registros de que nessa escola formou-se o Departamento de Estudos Políticos e Sociais Brasileiros - DEPSB - como órgão do Grêmio Estudantil. Nos registros do caderno de atas do DEPSB não só alunos, mas também um professor se reuniam normalmente no turno da noite para debater o que eles registraram como sendo temas atuais da política brasileira e internacional.

Keywords : Cultura Escolar; Periódicos Estudantis; Memória; Ditadura Militar..

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )